Top Menu

Advertisement

Advertisement
DestaqueNovo TestamentoPersonagens Bíblicos

A verdadeira história de Tomé, chamado Dídimo

Adm do Site
quarta-feira, 24 de maio de 2023, maio 24, 2023 WAT
Last Updated 2023-05-25T11:10:35Z
Advertisement
Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus, era um pescador da Galiléia e também era chamado de 'Dídimo'. 'Tomé' é um nome hebraico e 'Dídimo' é um nome grego, ambos significando "gêmeo". Talvez Tomé tivesse um irmão gêmeo, mas não sabemos se ele tinha um irmão ou uma irmã gêmea. Não há registro de seus pais ou de sua infância na Bíblia.

Além disso, se não houvesse nenhuma informação relacionada a Tomé registrada no Evangelho de João, ele teria sido um discípulo apenas apresentado pelo nome. Nos Evangelhos Sinópticos (Mateus 10:3, Marcos 3:18, Lucas 6:15) e Atos (Atos 1:13), apenas nomes são registrados. O que sabemos sobre ele é graças ao que está no Evangelho de João.

Quem era Tomé? 

Ele é conhecido como "Tomé, o Discípulo incrédulo". Como ele pode ser avaliado como tal pessoa? E essa avaliação dele é justificada? Primeiramente, vejamos os textos relacionados a Tomé introduzidos no Evangelho de João.

1) Em João 11, depois de ouvir que Lázaro estava doente, Jesus falou em ir a Betânia para despertar a Lázaro. A situação naquela época era que o plano dos judeus para matar Jesus era iminente e, de fato, não muito tempo atrás, os judeus tentaram apedrejar Jesus. Portanto, era muito perigoso ir para lá. Então os discípulos quiseram impedir Jesus de ir. No entanto, ao contrário dos outros discípulos, Tomé vai e diz: “Vamos nós também para morrer com ele” (João 11:16). O que significava a reação de Tomé? Isso foi coragem ou veio do temperamento pessimista de um incrédulo? Se Jesus quis voltar para a Judéia, apesar do perigo pessoal, Tomé seria um homem de muita fé e nobre se víssemos isso como uma expressão de sua determinação de compartilhar a vida e a morte com seu mestre. No entanto, se Tomé, como os outros discípulos, tivesse uma compreensão adequada da difícil situação no momento, sabendo o quão perigoso era entrar na terra da Judéia, ele diria com um sentimento de desespero: “Sim, viemos até aqui, porque Jesus nos chamou a vir". Os teólogos comentaram esta passagem de vários aspectos, mas nenhuma conclusão clara foi tirada.

2) A segunda cena em que Tomé aparece é João 14, e na noite antes da Páscoa, Jesus conforta os seus discípulos. (Leia João 14:1-4.) Então Tomé faz uma pergunta. “Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho?” Quando Tomé ouve Jesus dizer que eles sabem o caminho, ele faz uma pergunta a Jesus. Tomé não ouviu o ensinamento do Senhor aos discípulos? ele era surdo? Ele não compreendeu os ensinamentos do Senhor sobre Sua traição, morte e ressurreição? Tomé, como os outros discípulos, sonhava com um reino terreno. Quando Jesus disse que estava indo embora, mas ia voltar para buscá-los, acredito que eles pensaram que ele estava indo para outra cidade. Lá, eles esperavam ser ungidos como reis e restaurar o reino de Israel. Então ele pergunta: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos saber o caminho?” (João 14:5)Pedro também fez uma pergunta em João 13. “Senhor, para onde vais?” (João 13:36). Mas Pedro ouviu as palavras de Jesus e não fez mais perguntas. Então, desse ponto de vista, ele era um homem incrédulo que não acreditava muito no que Jesus lhe havia ensinado? Ou era o tipo de pessoa que cava até compreender todas as questões relacionadas ao caminho até tirar todas as dúvidas que está em seu coração?

3) A terceira aparição é João 20. Este é o texto mais emblemático da biografia de Tomé, um texto conhecido por nós, ao retratar sobre o "discípulo incrédulo". Após a crucificação, quando Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos, Tomé não estava lá (João 20:24). Mais tarde, quando ele chega e ouve que Jesus ressuscitou e apareceu para eles, ele se recusa obstinadamente a acreditar. Tomé diz: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei” (João 20:25). 

A Bíblia não diz por que Tomé não estava lá. Se estivéssemos na mesma situação que Tomé, como teríamos agido? Tomé teve que ver a pessoa ressuscitada com seus próprios olhos e tocar com sua mão antes que pudesse acreditar na evidência da ressurreição. Tomé era sincero e sério. Ele realmente queria ver Jesus novamente e saber que Ele não estava morto. Tomé, em dúvida e desilusão, ficou sete dias com os discípulos, querendo saber se o que eles diziam era mesmo verdade. Demorou uma semana até que Jesus os encontrasse novamente. O que Tomé estava pensando? Foi uma semana alegre, cheia de expectativas e esperanças para os outros discípulos, mas deve ter sido uma semana de grandes preocupações e medos para ele. Ele se sentiu compelido a estar com os outros discípulos, então ficou com o grupo.

4) A quarta aparição é uma cena logo após João 20. Oito dias depois, quando Jesus apareceu de repente no meio dos discípulos, Tomé, que não "acreditou" na ressurreição de Jesus, também estava lá com os outros discípulos. Então Jesus diz a Tomé para tocar sua mão e colocar a mão dele diretamente em seu lado. E disse a Tomé: “Não sejas incrédulo, mas crente” (João 20:27). Então Tomé confessou e disse: “Tu és meu Senhor e meu Deus”. Em resposta, Jesus repreendeu Tomé por não acreditar na ressurreição do Senhor anteriormente, dizendo: "Você acredita porque me viu? bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:29).

Jesus sabia sobre o que Tomé estava falando e pensando. No entanto, Jesus veio até mesmo para um Tomé. Como Jesus fez por Tomé, às vezes ele demora para o nosso bem e às vezes visita pessoas, famílias e igrejas quando Ele quer. Jesus vê o valor da alma de uma pessoa. Em resposta, Tomé faz uma surpreendente confissão de fé.

Presume-se que João, que nos dá mais informações sobre Dídimo, tenha conhecido Dídimo bem, desde a infância. Eles cresceram no mesmo bairro e tiveram o mesmo trabalho. Além disso, enquanto os discípulos pescavam no mar de Tiberíades, quando Jesus apareceu, Tomé também estava presente, e João faz referência especificamente a Tomé (João 21:2).

Uma característica invariavelmente retratada de Tomé é sua natureza reservada e desconfiada. Porém, para quem crê em Jesus, esse tipo de experiência pode ser comum. De forma algum era ele que tinha o “coração cheio de incredulidade” de acordo com a Bíblia. Ele havia lutado com as dúvidas que o assediavam e estava preparado para se aventurar a vencê-las e submeter sua vontade ao Senhor. 

A julgar pelas várias circunstâncias da Bíblia, Tomé tinha elementos que causavam conflito em sua personalidade e era difícil harmonizar-se com alguém em particular. Ele era o tipo de pessoa que não deixava de perguntar quando tinha uma pergunta. Como resultado, causou conflito e dificultou a harmonização fácil com os outros. Ele também tinha um temperamento pessimista que via a vida como fria ou sem esperança. No entanto, suas dúvidas e perguntas não eram todas negativas. Ter muitas dúvidas significa, de certa forma, buscar o pensamento racional e empírico. No entanto, ele parece ter sido uma pessoa com muita força de vontade e coragem. Ele tinha uma fé imutável nos ensinamentos de Jesus Cristo e uma afeição sincera por seu mestre, o Senhor.

Pessoas corajosas não têm medo. Tomé, que tinha vontade de enfrentar as adversidades, vencer as adversidades de frente e vencer as provações, era claramente um discípulo corajoso. É um ato impossível para quem não tem coragem, fazer uma pergunta ao mestre até mesmo entre os discípulos. Uma organização ou igreja sem perguntas tende a degenerar ou falhar. Tomé não se contentava com pensamentos vagos. Ele não podia simplesmente passar com suas dúvidas. A maneira perfeita de obter e transmitir o conhecimento e a conscientização correta é fazer as perguntas certas.

As dúvidas de longa data de Tomé foram finalmente transformadas em fortes crenças. Sua fé se aprofundou tanto quanto suas dúvidas. Na verdade, não podemos esquecer que devemos "questionar" constantemente nossa igreja, nossa fé e nossas próprias vidas para uma melhora. Não há desenvolvimento sem perguntas.

Depois disso, Tomé foi usado poderosamente pelo Senhor. É claro que Tomé, um discípulo pessimista e duvidoso, tornou-se um zeloso missionário. Ele estabeleceu igrejas na Babilônia e na Pérsia (Irã), e posteriormente pregou o evangelho e estabeleceu igrejas na Índia. Segundo a tradição, Tomé foi martirizado enquanto servia como missionário ali e foi enterrado em Marapole, na Índia. Sua influência está sendo revelada uma após a outra no mundo de hoje através de várias escavações arqueológicas.

Para Tomé, que acreditou na ressurreição de Jesus somente depois de ver as marcas dos pregos e das lanças, Jesus disse que ele creu porque viu e acreditou, mas, bem-aventurados os que não viram e creram (João 20:29). Há muitos santos hoje, como Tomé, que pensam: "Se eu ver Jesus uma vez e talvez experimentar um milagre, poderei acreditar melhor". No entanto, lembrando que a fé é a substância das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem.

Além disso, assim como Tomé, que fez uma clara confissão de fé diante do Senhor, viveu corajosamente uma vida de testemunho do Senhor até os confins da terra, embora nós mesmos sejamos limitados e tolos, devemos confirmar e verificar claramente nossa fé no Senhor. Eu espero que você possa viver uma vida cristã autenticada de acordo com a orientação do Espírito Santo. Que Deus em Cristo te abençoe!

TrendingMore