Top Menu

Advertisement

Advertisement
Antigo TestamentoDestaquePersonagens Bíblicos

A vida e a mensagem do profeta Jeremias

Adm do Site
sábado, 27 de maio de 2023, maio 27, 2023 WAT
Last Updated 2023-05-27T17:30:34Z
Advertisement
Jeremias (650-570 a.C.) foi um dos principais profetas de Israel na Bíblia. Além de seu livro, ele também é creditado por escrever os Livros dos Reis e Lamentações (talvez escritos por seu escriba, Baruque). Sabemos mais sobre a vida de Jeremias do que qualquer outro profeta.

1. Nascimento e Chamado de Jeremias

Jeremias nasceu em uma família sacerdotal em Anatote, cerca de 5 km a nordeste de Jerusalém. Seu pai era Hilquias, descendente dos sacerdotes da linhagem de Abiatar. Abiatar serviu a Davi, mas na época de Salomão foi enviado a Anatote como um rebelde por seguir a Adonias (1 Reis 1:7). Abiatar é descendente do Sumo Sacerdote Eli (1 Samuel 14:3; 22:20). Deus disse que conhecia Jeremias antes de ser concebido no ventre e o separou antes de sair da madre para ser o profeta das nações. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jeremias 1:5). Jeremias foi levantado e preparado por Deus como o profeta das nações antes mesmo de nascer. Nossa vida não aconteceu por acaso, mas Deus nos previu e nos estabeleceu para que fôssemos salvos e nos fez obreiros por meio da sua graça na igreja do Senhor.

Foi no terceiro ano do reinado de Josias que Jeremias foi especificamente chamado por Deus. “Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado” (Jeremias 1:2). O ano em que Jeremias foi chamado foi 627 a.C., e ele tinha entre 16 e 18 anos na época. Portanto, quando foi chamado, ele se expressou como uma criança. "Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino" (Jeremias 1:6). Como Moisés, Jeremias tentou rejeitar o chamado de Deus, mas acabou obedecendo ao chamado com a promessa da proteção de Deus. Deus disse a Jeremias: “Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (Jeremias 1:18-19). Jeremias foi rejeitado como profeta por causa da maldade da época. Porque o povo de Judá tentaram matá-lo colocando-o em uma cisterna e na prisão. Nas dificuldades de ter que suportar a zombaria e os insultos do povo, Jeremias não quis transmitir a palavra de Deus. “Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais” (Jeremias 20:9). Jeremias não aguentou porque seu coração parecia estar pegando fogo por causa da palavra de Deus. Jeremias pregou fielmente a palavra de Deus ao povo desobediente. Embora Jeremias tenha enfrentado muitas perseguições, ele pregou fielmente a palavra dada por Deus.

Deus disse a Jeremias para não se casar. “E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar” (Jeremias 16:1-3). Porque a destruição de Jerusalém está se aproximando, mesmo que as pessoas morram de enfermidades dolorosas, elas não serão lamentadas e não haverá ninguém para enterrar, e as pessoas serão mortas pela espada e pela fome. Portanto, a recusa de Jeremias em se casar foi uma advertência simbólica do julgamento de Deus. Na Bíblia, há casos em que a palavra de Deus se manifesta de forma simbiótica na vida de pessoas de fé. A preparação da arca por Noé foi a mensagem de advertência de Deus ao mundo. O fato de o profeta Oséias ter se casado com Gomer, uma mulher adúltera, mostra o amor de Deus pelo Israel adúltero. A morte de Jesus Cristo na cruz implica a mensagem de julgamento e salvação para a humanidade.

Jeremias sentiu grande desespero com a ameaça à sua vida. Ele foi resgatado pela proteção de Deus dos os sacerdotes, que estavam tentando matá-lo em sua cidade natal, Anatote. Ele até amaldiçoou o dia de seu nascimento por causa da dor em sua vida. “Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz" (Jeremias 20:14). Ele estava sentindo amargo como absinto (Lamentações 3:15), mas não desistiu de sua missão porque a missão dada por Deus ardia em seu coração. Jeremias sofreu a dor de ver Jerusalém cair, mas teve esperança novamente por meio da fidelidade de Deus. "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" (Lamentações 3:22-23). Jeremias, que confiava na fidelidade de Deus, esperou silenciosamente pela salvação do Senhor. E ele lançou uma mensagem ao povo para abandonar seus pecados e voltar para Deus. 

Quando a Babilônia invadiu Jerusalém, Nabucodonosor, havia ordenado acerca de Jeremias, a Nebuzaradã, capitão dos da guarda, dizendo: "Toma-o, e põe sobre ele os olhos, e não lhe faças nenhum mal". Mandaram retirar Jeremias do átrio da guarda e o entregaram a Gedalias, para que o levasse à sua casa, mas quando Gedalias foi assassinado, ele foi levado para o Egito por Joanã. Jeremias profetizou que Deus por intermédio do rei Nabucodonosor julgaria o povo do Egito e de Judá (Jeremias 39:11-18). Jeremias cumpriu a missão dada por Deus durante 40 anos e terminou sua vida no Egito.

2. A mensagem de Jeremias

Jeremias foi chamado pouco antes da destruição de Judá e proclamou a mensagem de arrependimento dada por Deus. Ele não apenas transmitiu o juízo de Deus pelo pecado, mas também transmitiu uma mensagem de restauração e esperança futuras. Como Jeremias foi chamado como profeta das nações, ele proclamou a mensagem dada por Deus não apenas a Judá, mas também a nações como a Babilônia e o Egito. A mensagem dele foi:

2.1. de Deus (do alto).

"E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" (Jeremias 1:9).

Jeremias chamou Deus de fonte de água viva. “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas” (Jeremias 2:13). Deus é declarado o doador da vida por ser a fonte da água viva. E por ser a fonte de água viva, Ele se torna o Deus que supre as necessidades espirituais do seu povo. Os israelitas abandonaram a Deus, a fonte de água viva, e tentaram manter suas vidas cavando cisternas para si mesmos. No entanto, os poços que os israelitas cavaram eram cisternas rotas que não podiam armazenar água. Todos os esforços para satisfazer as próprias necessidades no mundo são em vão e, ao contrário, a pessoa fica doente espiritualmente por beber água poluída. Portanto, Deus os plantou como uma videira preciosa, mas eles se tornaram ramos malignos de uma videira estranha (Jeremias 2:21).

Jeremias comparou Deus, o Criador, a um oleiro que molda o barro em vasos. “...como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jeremias 18:6). Assim vê um oleiro fazendo um vaso de barro que quebrou-se na sua mão, e ele tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Deus é quem arranca, destrói qualquer nação. Quando as pessoas cometem pecados e não se arrependem, Deus manda o seu juízo, mas quando elas se arrependem e voltam-se para Deus, ele não traz desastre e restaura. Quando Jonas advertiu Nínive sobre o julgamento de Deus, o rei da Assíria e o povo de Nínive se arrependeram. Então Deus não destruiu a cidade. Deus usou a Assíria para disciplinar Israel, usou o rei Nabucodonosor da Babilônia para disciplinar Judá. Portanto, Deus chamou o rei da Babilônia de 'meu servo'. Como o Deus Soberano, Deus é o Senhor da história. Portanto, Ele é quem controla a história, Deus é o Senhor que estabelece e destrói as governos.

Deus conhece o coração do homem e o prova. “Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem da minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos” (Jeremias 16:17). Deus examina suas ações e conhece a iniquidade de seus corações. Portanto, o profeta Jeremias disse: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Deus é aquele que examina, testa e julga o coração. “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17:9-10). Deus é quem prova o coração de cada pessoa e a retribui de acordo com suas obras. Portanto, não devemos viver segundo um coração corrupto, mas viver segundo a Palavra com a ajuda do Espírito Santo. Deus não teve prazer nas cerimônias ou sacrifícios centrados nos sacerdotes e no templo, mas sim no coração quebrantado dos israelitas. Portanto, eles tiveram que se arrepender e voltar para Deus e viver uma vida de obediência. A maneira como Deus se agrada de nós está registrada em Jeremias 9:23-24. “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”. Os israelitas não deveriam se gabar de sua sabedoria, força ou riqueza, mas deveriam se gloriar de conhecer a Deus. Devemos aprender a conhecer Deus através das palavras de Jeremias e viver uma vida de mudança para que possamos viver uma vida de justiça, santa e de fidelidade, que são o Seu caráter.

2.2. para Israel

O profeta Jeremias explica Israel em várias parábolas. Israel foi as primícias de Deus. “Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor” (Jeremias 2:3). Deus tirou Israel do Egito e os guiou pelo deserto, uma terra de desertos e vales, uma terra seca e sem vida, uma terra onde nenhum homem pode habitar. E ele os trouxe a uma terra fértil Israel, como o primeiro fruto de Deus, foi uma semente obediente, uma videira preciosa, plantada por Deus em Canaã. “Eu te plantei como uma semente verdadeira, uma videira preciosa…” (Jeremias 2:21). Na mensagem do profeta, Israel também era o rebanho de Deus (Jeremias 13:17).

Deus amou e guiou seu povo, Israel, com amor eterno. “Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3). Deus realmente guiou e cuidou de Israel com amor. Deus comparou o 'relacionamento do casamento' a conduzir os israelitas para fora do Egito, pelo deserto e torná-los Seu povo (Jeremias 2:2). Porque quando eles entraram em Canaã, eles abandonaram a Deus e começaram a adorar ídolos. “E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação” (Jeremias 2:7).

Os israelitas confiavam no templo e acreditavam na falsa paz enquanto cometiam pecados que trariam a ira de Deus. Os falsos sacerdotes e profetas levaram o povo ao caminho da destruição, fazendo-o acreditar numa falsa paz. "Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (Jeremias 6:13-14) ). Sua única esperança era se voltar para Deus em arrependimento. Os israelitas tiveram que corrigir suas ações para que pudessem se tornar o templo onde Deus habita. “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este” (Jeremias 7:3-4). Se eles estavam na apostasia e acreditassem que seriam casa de Deus, seria tolice. Eles tinham que não apenas estabelecer um relacionamento correto com Deus removendo os ídolos, mas também estabelecer um relacionamento correto uns com os outros praticando a justiça.

“Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre. Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor" (Jeremias 7:5-11).

O profeta Jeremias disse que o povo de Israel, havia se tornado uma abominação para Deus por adorar ídolos, estava cometendo injustiça com ladrões, assassinatos e adultério. Mesmo que você vá ao templo, com o coração cheio de pecado e ofereça sacrifícios, Deus não aceita as ofertas. Em vez disso, aos olhos de Deus, o povo transformou o templo em covil de ladrões. O relacionamento com Deus é baseado na fé para viver de acordo com a vontade dEle através do arrependimento e obediência.

Judá e Jerusalém foram destruídas em 586 a.C. pelo rei Nabucodonosor por causa dos reis, príncipes e pessoas que desobedeceram à palavra de Deus. “E aconteceu, que no ano nono do seu reinado, no décimo mês, no décimo dia do mês, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acamparam contra ela, e levantaram contra ela trincheiras ao redor” (Jeremias 52:4). Jerusalém acabou sendo capturada por Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o rei Zedequias, que estava fugindo, foi capturado, seus olhos arrancados, e ele foi amarrado com correntes e levado para a Babilônia (Jeremias 52:11).

2.3. Denunciando o pecado e exigindo arrependimento

O profeta Jeremias repreendeu fortemente os pecados dos israelitas. A fonte dos pecados dos israelitas estava em seus corações. "Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniqüidade?" (Jeremias 4:14). Ao lavar o mal em seus corações, os israelitas foram capazes de obter a salvação. O que é mais enganoso do que todas as coisas e profundamente corrupto é o coração. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá” (Jeremias 17:9). Deus conhecia a corrupção e o pecado dos corações dos israelitas.

Os pecados dos israelitas eram de dois tipos. “...furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes” (Jeremias 7:9). Os pecados que os israelitas cometeram foram a adoração de falsos ídolos e crimes éticos cometidos nas relações com as pessoas. Adorar ídolos era uma abominação aos olhos de Deus, e os pecados morais eram a rejeição da equidade, justiça e honestidade. O pecado dos israelitas foi quebrar a aliança com Deus. Portanto, eles precisavam reconhecer os seus pecados e se arrependerem com uma atitude humilde de obediência à aliança. Como as nações não abandonam seus deuses, e o leopardo não pode mudar sua cor, assim, pássaros e animais vivem de acordo com os princípios da natureza, mas a maldade dos israelitas (o povo da promessa) era anormal.

A única esperança de Israel era se arrepender e converter-se completamente para Deus. “Examinemos os nossos próprios caminhos e voltemos para Deus” (Lamentações 3:40). Se eles abandonarem seus maus caminhos e voltarem para Deus, Ele perdoará seus pecados e lhes mostrará misericórdia. Mas os israelitas se recusaram e não se arrependeram. "Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem" (Jeremias 4:22). No final, porque os israelitas rejeitaram a Deus, Ele os puniu e Zedequias foi levado cativo, mostrando as terríveis consequências de seu pecado.

2.4. de Esperança para o futuro

O profeta Jeremias profetizou a destruição de Jerusalém devido à disciplina de Deus, mas proclamou a esperança da restauração. Jeremias comprou um campo em Anatote de seu primo Hanamel. Nessa época, o exército babilônico estava sitiando o exército de Jerusalém. Jeremias estava profetizando que Jerusalém seria capturada pela Babilônia. “Comprei, pois, a herdade de Hanameel, filho de meu tio, a qual está em Anatote; e pesei-lhe o dinheiro, dezessete siclos de prata. E assinei a escritura, e selei-a, e fiz confirmar por testemunhas; e pesei-lhe o dinheiro numa balança” (Jeremias 32:9-10). A compra de um campo por Jeremias era um símbolo de sua fé de que Deus restauraria Israel.

As duas importantes profecias de Jeremias sobre o futuro foram os 70 anos de cativeiro na Babilônia e a Nova Aliança. Jeremias profetizou que os israelitas retornariam depois de setenta anos na Babilônia. “Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar” (Jeremias 29:10). Segundo a palavra de Deus, os israelitas voltaram depois de 70 anos e construíram o templo de acordo com o decreto de Ciro. Daniel leu a palavra de Deus dada por meio de Jeremias e orou, sabendo que retornaria a Jerusalém depois de 70 anos na Babilônia. Esdras mostra a fé dos israelitas que retornaram após 70 anos construindo o templo em Jerusalém. O profeta Jeremias disse que quando os dias se cumprirem, Deus estabelecerá uma nova aliança com a casa de Israel. “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Jeremias 31:33). A nova aliança proclamada pelo profeta Jeremias representa a regeneração do Espírito Santo dada por meio de Jesus Cristo. Quando Deus coloca a lei de Deus em seus corações e os faz cumprir a palavra, aqueles que nasceram de novo do Espírito Santo vivem de acordo com a vontade de Deus. O escritor aos Hebreus disse: “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas” (Hebreus 8:6). Por meio de Cristo, somos salvos e estabelecidos sob a nova aliança de nos tornarmos filhos de Deus.

Jeremias mostrou esperança no Messias, Jesus Cristo. Deus levantará um ramo justo para Davi, e essa pessoa é Cristo. “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA” (Jeremias 23:5-6). O ramo justo que Deus estabelece é Jesus Cristo, o Salvador que se tornou nossa justiça.

2.5. Uma mensagem para as nações

Deus é o Senhor que governa a história. Portanto, Deus mostrou que Ele é o Senhor ao dar uma mensagem às nações.

O Egito se gabava de fortificações naturais cercadas por mar e deserto, mas seria conquistado pelo rei Nabucodonosor. Assim, Deus castigará o Egito e seus deuses e o entregará nas mãos do rei Nabucodonosor. “Diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que eu castigarei a Amom de Nô, e a Faraó, e ao Egito, e aos seus deuses, e aos seus reis; ao próprio Faraó, e aos que nele confiam” (Jeremias 46 :25). Moabe será envergonhado e ridicularizado por Deus por adorar 'Quemos'. “E Moabe será destruído, para que não seja povo; porque se engrandeceu contra o Senhor” (Jeremias 48:42). Edom agiu com arrogância ao confiar na rocha, mas Deus julgará a nação. A Babilônia estava orgulhosa e disse que seria destruída. Deus decidiu destruir a Babilônia em consequência pela destruição do templo. “Aguçai as flechas, preparai os escudos; o SENHOR despertou o espírito dos reis da Média; porque o seu intento é contra babilônia para a destruir; porque esta é a vingança do SENHOR, a vingança do seu templo” (Jeremias 51:11) . Porque Deus é um Deus de justiça, a Babilônia será julgada pelos medos por causa de suas más ações e pecados.

Como o Senhor que criou o mundo inteiro, Deus não apenas governa o povo de Israel, mas também governa as nações. O mundo inteiro precisa temer a Deus, o Criador, e busca a Sua vontade.

TrendingMore